| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Jornal do Farol
Desde: 24/03/2013      Publicadas: 1172      Atualização: 26/09/2014

Capa |  ACORDA BRASIL  |  BRASIL  |  CEL.FABRICIANO  |  CIDADANIA  |  FAMOSOS NO FAROL  |  IPATINGA  |  MUNDO  |  POLÍCIA  |  TIMÓTEO


 MUNDO

  22/10/2013
  0 comentário(s)


Os empregos que as mulheres não podem ter na China

Atração mais popular entre as meninas é
a oportunidade de se vestir como aeromoça
(Foto: BBC)

Os empregos que as mulheres não podem ter na ChinaNa China, como em muitos países, mais mulheres do que homens estão entrando nas universidades. Mas a realidade no país impede que elas possam aprender o que quiserem no ensino superior e seguir carreiras que, hoje, são território exclusivo dos homens.

Os estereótipos que marcam a vida das chinesas começam logo na infância, como fica claro em uma visita ao parque temático Eu Tenho Um Sonho, em Pequim.

Lá, as crianças podem "testar" dezenas de carreiras, vestindo os uniformes de cada uma delas. Juíz? Decorador de bolos? Apresentador de rádio? Basta para os pequenos pegar seu ingresso e assumir um papel.

Mas, mesmo neste mundo imaginário, as crianças, e seus pais, assumem papéis rígidos em relação ao gênero.

A atração mais popular entre as meninas, por exemplo, é a oportunidade de se vestir como aeromoça.

Depois de arrastar pequenas malas pela cabine de um avião falso, elas aprendem a servir refeições a partir de um carro em miniatura.

"Ajeitem os uniformes!" é uma das ordens dadas às meninas enquanto ficam paradas em linha reta.

Os meninos, entretanto, optam por se vestir como agentes alfandegários e guardas de segurança, com uniformes tão completos que incluem armas de brinquedo e pequenos coletes à prova de balas.

Só para homens
Mas essa noção presente na infância dos chineses de que as mulheres não podem ou não devem fazer o mesmo trabalho que os meninos se estende até a universidade e para além dela.

Ao sul de Pequim, na Universidade de Minas e Tecnologia da Província de Jiangsu, um grupo de estudantes de engenharia de mineração são a "inveja" da instituição.

Eles fazem um dos cursos considerados uma garantia de emprego após a formatura.
Mas este programa tem um requisito de entrada claro: é só para homens.

"A lei trabalhista da China sugere que o trabalho de mineração não é adequado para as mulheres, por isso pedimos que as mulheres que se abstenham de se registrar nesse curso", explica Shu Jisen, um dos professores do departamento.

Esta universidade não é a única. Segundo o Ministério da Educação, as mulheres da China são proibidas de estudar uma variedade de cursos, como engenharia civil e naval, por respeito à sua segurança.

Em uma universidade em Dalian, no norte da China, as mulheres são impedidas de estudar engenharia naval porque elas não conseguiriam suportar meses a bordo de um navio, explicou um funcionário de admissão à BBC.

Razões ligeiramente diferentes são dadas para restringir bastante o número de mulheres que podem estudar na Universidade Popular de Pequim, que tem uma quota rígida, e permite que apenas 10% a 15% do corpo discente seja formado por mulheres.

Um funcionário do departamento de admissão se recusou a ser entrevistado pessoalmente, mas disse por telefone à BBC que as mulheres não tinham permissão para entrar na universidade em grandes números, por não haver oportunidades de trabalho suficientes para elas após a formatura, já que as chinesas são proibidas de ter empregos "masculinos".

O departamento de engenharia de minas da universidade de Jiangsu cita considerações práticas semelhantes. As mulheres não seriam capazes de transportar o equipamento para mineração por ser muito pesado, e não conseguiriam escapar de uma mina rápido o suficiente em caso de emergência, explicam.

"Alguns trabalhos são realmente inadequados para as mulheres", Jisen argumenta.
"Se elas insistirem em trabalhar nessas áreas, será um desperdício de energia que poderia ser melhor utilizado em outro lugar."

Fim das limitações
Alguns se recusam a aceitar essas razões. Uma pequena, mas corajosa, rede de estudantes e advogados está lutando contra as restrições às mulheres no mundo profissional.

Usando barbeadores elétricos, elas rasparam suas cabeças em uma série de protestos, bem divulgados, que aconteceram em todo o país no ano passado.

"É uma explícita discriminação de gênero", afirma uma das estudantes ativistas, Meili Xiao.
"Ninguém desafiou essas universidades antes e disse que essas regras estavam erradas. Por que ninguém quer mudar nada? Isso me deixa muito zangada."

Na cantina da universidade em Jiangsu, jovens dizem que não conseguem aceitar as restrições.
"Se alguém pode suportar condições de trabalho difíceis, essa pessoa deve ter permissão de fazê-lo", explica uma estudante.

"As universidades devem acabar com as limitações e permitir que as pessoas façam escolhas por conta própria, e não apenas impedi-las."

Cotas de gênero
A rede de ativistas também está lutando contra cotas de gênero em muitas universidades chinesas que favorecem os homens simplesmente porque eles têm pior desempenho nos estudos.

Nos últimos anos, mulheres de todo o país tiraram as notas mais altas nas provas para entrar nas melhores faculdades da China. Mas as escolas querem que seus cursos tenham um equilíbrio entre os sexos, e por isso reduzem os padrões de admissão para os meninos, deixando as jovens com notas mais altas de fora.

O Ministério da Educação da China insiste que não permite definir cotas de gênero na admissão de alunos, 'exceto em academias militares e escolas de defesa e segurança pública', segundo a agência estatal de notícias, Xinhua.

No entanto, não oficialmente, em muitas escolas há cotas fixas, de acordo com ativistas.
Eles esperam erradicar todas as políticas escritas que proíbem as estudantes de se registrarem em qualquer curso. Essa é uma meta que, de acordo com a ativista Xiao Meili, pode ser alcançada em um ano.

E os preconceitos ocultos contra as mulheres na educação? Este é um desafio ainda maior.
"O sexismo está presente em todas as esferas da sociedade chinesa, e as pessoas estão tão acostumadas que é fácil ignorá-lo", diz Xiao.

"As pessoas se acostumaram com a ideia de que os homens podem fazer as coisas melhor do que as mulheres. Mas quando as mulheres começaram a se sobressair, surgiu um medo e isso se tornou algo problemático", acrescenta.


  Mais notícias da seção MUNDO no caderno MUNDO
23/09/2014 - MUNDO - Pobres e ricos têm tratamento idêntico em sistema único no Canadá, diz médico brasileiro
Para brasileiro, classes sociais dividem vantagens e desvantagens de sistema de saúde no Canadá....
19/09/2014 - MUNDO - Exército italiano vai plantar maconha para fins terapêuticos
Cannabis importada já é usada com esse propósito no país, mas custa o dobro do preço previsto para a produção nacional....
19/09/2014 - MUNDO - Bill Gates promete camisinha ultrafina para futuro próximo
ill Gates declarou nesta quinta-feira que falta pouco para se conseguir um preservativo de última geração ultrafino....
09/09/2014 - MUNDO - Schumacher deixará hospital para se tratar em casa
Michael Schumacher enfim poderá continuar em casa o tratamento da gravíssima lesão que sofreu após um acidente de esqui, em dezembro do ano passado. ...
02/04/2014 - MUNDO - Gênero neutro é reconhecido pela Suprema Corte da Austrália
Norrie, que usa apenas o primeiro nome e não se identifica como homem ou mulher, fala durante uma conferência ao lado do advogado Scott McDonald em Sydney após a corte australiana legalizar o terceiro gênero 'neutro'. (Foto: William West/AFP)...
29/03/2014 - MUNDO - CNN erra e noticia a morte de Pelé. Canal pede desculpas
Pelo Twitter de um programa, rede americana disse que ex-craque estava morto....
27/03/2014 - MUNDO - Canadense que doava notas de US$ 100 é internado em hospício
Richard Wright foi levado para avaliação na última quinta-feira depois que algumas pessoas beneficiadas pela caridade dele avisaram as autoridades....
26/03/2014 - MUNDO - Obama: atitude da Rússia com vizinhos é "sinal de fraqueza"
Barack Obama durante conferência de imprensa após 3ª Cúpula sobre Segurança Nuclear, em Haia, Holanda, nesta terça-feira, 25 de março. Foto: Reuters...
24/03/2014 - MUNDO - Premiê da Malásia afirma que avião desaparecido caiu no Oceano Índico
Boeing da Malaysia Airlines sumiu no dia 8 com 239 pessoas a bordo.Premiê e empresa dizem que aeronave se perdeu e não há sobreviventes....
01/12/2013 - MUNDO - Uruguai não terá fumo livre, diz Mujica
O presidente do Uruguai, Jose "Pepe" Mujica concede entrevista a Folha em sua casa, na zona rural de Montevideu...
27/11/2013 - MUNDO - Falta de pilotos ameaça crescimento do setor aéreo
Setor de aviação está se recuperando da crise, mas muitos temem escassez de pilotos....
27/11/2013 - MUNDO - Brasil e Alemanha conseguem primeira vitória na ONU contra espionagem
Dilma foi a primeira a reclamar contra os EUA, seguida por Merkel; ambas teriam sido espionadas....
25/11/2013 - MUNDO - Ex-funcionários listam as dez piores coisas sobre trabalhar na Google
Enquete realizada com antigos funcionários mostra uma realidade diferente da apresentada pela empresa....
20/11/2013 - MUNDO - Ranking britânico elege Paris como melhor cidade para estudar
Nenhuma brasileira aparece na lista que reúne 50 nomes. No ano passado São Paulo estava em 45º lugar....
15/11/2013 - MUNDO - China vai reduzir restrição a filho único, diz mídia estatal
Se pai ou mãe for filho único, casal poderá ter dois filhos. Sistema de 'reeducação através do trabalho' também será abolido....
12/11/2013 - MUNDO - Novo World Trade Center é declarado o prédio mais alto das Américas
Conselho decidiu contar na altura total o pináculo instalado em seu topo. Decisão pôs fim a 40 anos de supremacia da Willis Tower, em Chicago. (Foto: Mark Lennihan/AP Photo)....
08/11/2013 - MUNDO - Plenária indicará rumos da China na próxima década; entenda
Policiais fazem guarda na Praça da Paz Celestial, na China....
04/11/2013 - MUNDO - ONG holandesa cria menina virtual e identifica mil suspeitos de pedofilia
Pessoas de 71 países diferentes queriam pagar para fazer sexo virtual com 'Sweetie', menina criada digitalmente....
01/11/2013 - MUNDO - Mulher deve recorrer de multa por dirigir usando óculos do Google
"A lei não é clara e é muito antiquada", afirmou....
30/10/2013 - MUNDO - EUA podem ter espionado o papa Francisco, diz revista
As escutas telefônicas feitas pelos americanos também teriam visado ao Vaticano e ao Papa, afirmou a revista Panorama, pertencente ao grupo Berlusconi. ...
30/10/2013 - MUNDO - Polícia nos EUA testa bala com GPS em perseguições
Dispositivo é disparado contra carro perseguido, que passa a ser monitorado até localização de suspeitos....
22/10/2013 - MUNDO - México vai convocar embaixador dos EUA para explicar sobre espionagem
Agência federal americana teria espionado o ex-presidente Calderón....
22/10/2013 - MUNDO - Candidato homossexual tenta se eleger prefeito de Tel Aviv
Em sua campanha, Horowitz prometeu que se for eleito não permanecerá no cargo mais de dois mandatos, porque "mais tempo abre a porta para a corrupção e os cidadãos entendem dessa forma"....
10/10/2013 - MUNDO - Campanha em Nova York quer ajudar autoestima de pré-adolescentes
O alvo são meninas entre 7 e 12 anos, com autoestima baixa. O objetivo é evitar problemas futuros, como depressão e alcoolismo....
07/10/2013 - MUNDO - Diamante bate recorde ao ser leiloado por US$ 30 milhões em Hong Kong
A pedra, apelidada de "Magnífico Diamante Ovalado", foi descoberta em 2011 em uma mina profunda de um país africano...
07/10/2013 - MUNDO - Cristina Kischner será operada na manhã desta terça
Presidente argentina foi diagnosticada com hematoma no cérebro...
06/10/2013 - MUNDO - Chefe da Al Qaeda é capturado em operação dos EUA na Líbia
Forças americanas capturaram na Líbia o membro da rede Al Qaeda Abu Anas al-Libi....
27/09/2013 - MUNDO - Leis querem acabar com pesadelo de homens e mulheres que têm imagens íntimas publicadas por ex-namorados
Apesar dos vários benefícios, a internet se tornou, para muitos, um verdadeiro pesadelo...
24/09/2013 - MUNDO - PEC da Música é aprovada e segue para a promulgação
Apesar do empenho da bancada do Amazonas, Pec da Música foi aprovada sem emendas...



Capa |  ACORDA BRASIL  |  BRASIL  |  CEL.FABRICIANO  |  CIDADANIA  |  FAMOSOS NO FAROL  |  IPATINGA  |  MUNDO  |  POLÍCIA  |  TIMÓTEO
Busca em

  
1172 Notícias